CartaExpressa
Moraes, do TSE, dá 24 horas para o PL apresentar auditoria das urnas do 1º turno
O despacho responde à ação protocolada por Jair Bolsonaro, que pede, sem provas, a anulação dos votos do 2º turno em urnas com “mau funcionamento”


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, determinou que o PL apresente, em 24 horas, o resultado da auditoria das urnas no primeiro turno das eleições.
“As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no
segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, escreveu Moraes.
O despacho é uma reação à representação protocolada pela Coligação Pelo Bem do Brasil, do candidato derrotado Jair Bolsonaro, que pede, sem provas, a anulação dos votos do segundo turno em urnas com suposto “mau funcionamento”. A ação é baseada em um relatório da auditoria das urnas feito pelo Instituto Voto Legal a pedido do PL.
O documento alega que supostas “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” foram comprovadas nos modelos de urnas UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015. Diz, ainda, que “os votos válidos e auditáveis do Segundo Turno do pleito eleitoral de 2022 atestam resultado diferente daquele que anunciado por esse Tribunal Superior Eleitoral”, e sugerem que Bolsonaro teria vencido as eleições com 51,05% dos votos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PL não questiona no TSE o resultado do 1º turno, que deu à sigla a maior bancada da Câmara
Por CartaCapital
Sem provas, Bolsonaro pede ao TSE que anule votos em urnas por suposto ‘mau funcionamento’
Por Wendal Carmo