Política

Nardes tira licença médica após áudio com insinuação golpista

O ministro do TCU afirmou que ‘está acontecendo um movimento muito forte nas casernas’

O ministro do TCU Augusto Nardes. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Contas da União confirmou nesta terça-feira 22 que o ministro Augusto Nardes tirou cinco dias de licença médica após a repercussão suas declarações com insinuações golpistas.

Em áudio enviado pelo WhatsApp a empresários do agronegócio, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo,  o ministro afirmou que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas” e que “é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso” para que ocorra um “desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis, imprevisíveis”.

Nardes diz ainda que conversou com o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) e que o ex-capitão estaria preparado para “enfrentar o que vai acontecer no País” em breve.

“Ele [Bolsonaro] não está bem, está com um ferimento na perna, uma doença de pele bastante significativa”, afirmou. “Mas tem esperança de poder se recuperar e poder melhorar sua condição física. E certamente terá condições de enfrentar o que vai acontecer no País”.

O ministro pontua que há um clima de “conflito social na nação brasileira” e que “somos hoje uma sociedade conservadora, que não aceita as mudanças que estão sendo impostas, e que despertou, isso é muito importante”.

Após a repercussão, deputados do PT protocolaram uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra Nardes “em decorrência de suas manifestações antidemocráticas”.

Os parlamentares solicitam à presidente do STF, Rosa Weber, que a Procuradoria-Geral da República seja instada a investigar e adotar providências legais sobre os “gravíssimos crimes” supostamente cometidos por Nardes.

Em nota, Nardes afirmou “lamentar profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”. Declarou também “repudiar peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo