Política
Deputados acionam o STF contra ministro do TCU por ‘práticas criminosas, abjetas e revanchistas’
Parlamentares petistas cobram investigação e afastamento de Augusto Nardes após declarações sobre ‘um movimento nas casernas’


Parlamentares do PT protocolaram na noite desta segunda-feira 21 uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes “em decorrência de suas manifestações antidemocráticas”.
A peça é assinada pelo líder da bancada do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e pelos deputados Alencar Santana Braga (SP), Elvino Bohn Gass (RS), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP).
Os deputados solicitam à presidente do STF, Rosa Weber, que a Procuradoria-Geral da República seja instada a investigar e adotar providências legais sobre os “gravíssimos crimes” supostamente cometidos por Nardes.
Em áudio enviado a amigos e vazado no domingo 20, Nardes discorre sobre “um movimento muito forte nas casernas”. Ele sugeriu ser “questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso”, para um “desenlace bastante forte na Nação, [de consequências] imprevisíveis”.
O ministro disse ainda ter conversado com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que estaria preparado para “enfrentar o que vai acontecer no País” em breve. Desde a derrota do ex-capitão para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestantes de extrema-direita promovem atos de caráter golpista em diversas cidades brasileiras.
Nesta segunda, por meio de nota, Nardes afirmou “lamentar profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”. Declarou também “repudiar peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas”.
Segundo os deputados petistas, porém, Nardes “instiga as hordas a continuarem com as ações criminosas em curso e a ocuparem ruas, inclusive anunciando (ou insinuando) a preparação de iniciativas oriundas dos quartéis”.
“Urge, portanto, que o Representado seja responsabilizado por suas práticas criminosas, abjetas, revanchistas e inconciliáveis com o espírito que deve nortear os cidadãos nas disputas democráticas.”
Os deputados petistas pedem a abertura de investigação, a adoção de medidas administrativas e civis contra Nardes e o afastamento imediato do ministro do TCU “por sua conduta contra o Estado Democrático de Direito”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Economistas lançam carta a Lula e dizem que defesa do teto para garantir disciplina fiscal é uma ‘falácia’
Por CartaCapital
Fica sempre aquele temor, mas será bem planejada, diz chefe de segurança do DF sobre a posse de Lula
Por CartaCapital
Lula tem alta de hospital após procedimento na laringe
Por CartaCapital