CartaExpressa
TRE multa o governador de São Paulo por uso indevido da máquina pública na eleição
O juíz juiz Afonso Celso da Silva entendeu que Rodrigo Garcia visitou hospitais, escolas e um quartel da PM como atos de campanha eleitoral


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo determinou a aplicação de multa à coligação do governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato derrotado à reeleição, por uso indevido da máquina publica durante o período eleitoral.
O valor da multa a ser paga por Garcia é de 21.282 reais. A seu candidato a vice, Geninho Zuliani (União Brasil), cabe o pagamento de 5.320,50 reais. No TRE, houve 4 votos favoráveis e 2 contrários à punição. Cabe recurso ao TSE.
O tribunal paulista acolheu parcialmente uma representação da coligação composta por PT e PSOL, que indicava a prática de conduta vedada por Garcia.
Segundo uma decisão do juiz Afonso Celso da Silva, a coligação oposicionista demonstrou o uso da máquina pública pelo tucano em benefício de sua candidatura. Ele teria visitado prédios estaduais, como hospital, ambulatório, escola e quartel da Polícia Militar, e utilizado as agendas como atos de campanha eleitoral.
A representação pedia ainda a cassação dos registros de candidatura, o que foi negado pelo tribunal. A campanha de Garcia informou que recorrerá da decisão ao TSE.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tarcísio defende aumento de seu salário, com efeito sobre outras carreiras
Por CartaCapital
Sob pressão de policiais, Alesp articula aumento salarial de 50% para Tarcísio e funcionalismo paulista
Por Agência O Globo
A suposta operação sossega-leão contra Bolsonaro no PL
Por Alisson Matos
Sumido das redes sociais, Bolsonaro agora se concentra no LinkedIn
Por CartaCapital