Política
Plano de governo de Bolsonaro para os próximos anos não cita combate à fome e à corrupção
O documento obtido pela revista Piauí é diferente daquele apresentado pelo candidato à reeleição ao TSE


Um plano de governo para os próximos anos preparado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados não cita temas como combate à fome, políticas públicas para minorias e luta contra a corrupção. A informação é da revista Piauí.
De acordo com a publicação, o documento, chamado de “Política Nacional de Longo Prazo”, define metas e caminhos para os próximos 26 anos. O texto foi feito tem sido feito pelo Palácio do Planalto, no âmbito da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (Seae), chefiada pelo almirante Flávio Augusto Viana Rocha. A intenção é enviar a proposta para o Congresso e converte-la em lei.
Nas 65 páginas do plano se trata de segurança alimentar como uma questão de qualidade, mas ignora o aumento da fome no País. Já a desigualdade social apenas é citada como um grande gargalo para o crescimento econômico. A diminuição da vulnerabilidade socioeconômica é apontada como um dos objetivos de longo prazo, e não uma prioridade imediata.
O texto não tem nenhuma clareza sobre como os problemas educacionais e de saúde devem ser enfrentados. A menção genérica é de “universalizar o acesso à educação básica, possibilitando que todos os cidadãos tenham completado o ensino de nível médio”.
O SUS também não aparece no documento. Atualmente, o governo federal promove cortes sequenciais de programas como o Farmácia Popular e outros projetos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bom resultado do agronegócio não tem a ver com o governo Bolsonaro
Por Rui Daher
Saiba quem são os líderes de direita que se reunirão com Bolsonaro após discurso na ONU
Por Agência O Globo