Justiça

PF deflagra operação contra comércio e porte ilegal de armas

A corporação cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em São Paulo, Alagoas e Pernambuco

PF deflagra operação contra comércio e porte ilegal de armas
PF deflagra operação contra comércio e porte ilegal de armas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira 21 uma operação em Pernambuco, Alagoas e São Paulo contra o comércio e porte ilegal de armas. A corporação cumpre quatro mandados de prisão preventiva, 37 de busca e apreensão, além de bloqueio de bens e de perfis nas redes sociais.

De acordo com a PF, os alvos são investigados por participação em organização criminosa de modelo empresarial, falsidade ideológica, uso de documento falso, comércio, aquisição, posse e porte ilegais de armas de fogo e incitação ao crime.

Em nota, a corporação diz que “a investigação se iniciou em 2021, quando foi instaurado inquérito policial para apurar a notícia de que um clube de tiro e uma loja de armas pertencentes ao mesmo grupo estariam ministrando cursos, prestando serviços de conserto, manutenção e customização de armas de fogo, executados por pessoas sem licença da PF, e produzindo documentos ideologicamente falsos em nome de armeiros legalmente credenciados, mas que não mantinham vínculo com essas pessoas jurídicas”.

As autoridades afirmam que o grupo investigado utilizava pessoas jurídicas como instrumentos para produzir entrevistas e publicidades ilegais para a venda de armas de fogo e para incitar a prática de crimes.

“Busca-se identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi do grupo investigado sobre a execução de fraudes contra os sistemas dos órgãos públicos de fiscalização e controle”, acrescenta a nota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo