CartaExpressa
Presidente do Novo diz que o partido liberou o voto no 2º turno, mas não em Lula
Eduardo Ribeiro tornou a criticar a decisão de João Amoêdo de apoiar o petista contra Jair Bolsonaro


O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, voltou a criticar a decisão do ex-presidenciável João Amoêdo, um dos fundadores do partido, de votar em Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial contra Jair Bolsonaro (PL).
Segundo ele, a decisão tomada pela sigla após o primeiro turno não contempla a possibilidade de voto no petista.
“Nós nos colocamos claramente contra o PT. Reforçamos que o PT e o lulismo são contrários a tudo o que a gente sempre defendeu”, alegou Ribeiro. “No Novo, tem gente que gosta do Bolsonaro e vai votar nele, tem gente que vai votar a contragosto no Bolsonaro e tem gente que não vota de jeito nenhum no Bolsonaro e prefere anular o voto. Mas ninguém vai votar no Lula.”
No último sábado 15, Amoêdo afirmou, em entrevista à Folha de S.Paulo, que “os fatos, a história recente e o resultado do primeiro turno, que fortaleceram a base de apoio de Bolsonaro, me levam à conclusão de que o atual presidente apresenta um risco substancialmente maior”.
No primeiro turno, o candidato do Novo à Presidência, Felipe D’Ávila, obteve somente 0,47% dos votos válidos e terminou a disputa na quinta posição, pouco à frente de Padre Kelmon (PTB), que somou 0,07%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula pede apoio reforçado de evangélicos: ‘Não imaginava que mentiras pelo celular tinham tanta força’
Por Getulio Xavier
TSE determina a exclusão de posts bolsonaristas que ligam Lula ao regime da Nicarágua
Por CartaCapital
Leia a íntegra da carta de Lula aos evangélicos
Por CartaCapital