CartaExpressa
Lula publica carta a religiosos: ‘Igrejas são instituições de fundamental importância e precisam ser valorizadas’
No documento, o ex-presidente reafirma seu compromisso com a liberdade religiosa no Brasil: ‘Direito Constitucional’


O ex-presidente Lula (PT) publicou nesta quarta-feira 12, Dia de Nossa Aparecida, uma carta direcionada a religiosos no Brasil. No texto, o petista reafirma seu compromisso com a liberdade de culto e crença no País.
“A religião é um direito sagrado e fundamental e deve ser respeitado por todas e todos nós”, inicia o documento. Mais adiante, reforça: “Todas as religiões exercem um papel fundamental na formação do ser humano”.
O texto passa então a destacar o seu compromisso com a liberdade religiosa no País e pede a valorização das igrejas como instituições. “As igrejas são instituições de fundamental importância na constituição de uma sociedade e precisam ser valorizadas, pois além de serem espaços sagrados, […] ajudam a promover a paz, a justiça e a fraternidade”, diz a carta.
“[Em nosso governo] Todas as religiões e templos religiosos serão respeitados e tratados com dignidade, como já fizemos em governos anteriores”.
O texto está em linha com os recentes acenos de Lula a religiosos. Na semana passada, participou de um ato ao lado de franciscanos e condenou o uso político da religião que vem sendo feito por Jair Bolsonaro (PL), seu adversário neste segundo turno.
Nesta terça-feira 11, CartaCapital mostrou também que aliados do ex-presidente articulam um evento do petista com evangélicos a ser realizado em São Paulo na semana que vem. A aposta é que Lula pode avançar neste eleitorado, que, até aqui, tem mostrado um maior apoio a Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em ato no Rio, Lula recebe apoio de Waguinho, diz confiar em virada no estado e acena para evangélicos
Por CartaCapital
‘É em Lula que o Brasil precisa votar’, diz Daniela do Waguinho, deputada federal mais votada do Rio
Por CartaCapital