Política
Quaest mostra Lula 7 pontos à frente de Bolsonaro na 1ª pesquisa sobre o 2º turno
Nos votos válidos, o petista tem 8 pontos de vantagem sobre o ex-capitão, de acordo com o levantamento


Uma pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quinta-feira 6 mostra que Lula (PT) lidera a disputa contra Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial por 7 pontos. É a primeira rodada do levantamento após o primeiro turno.
O petista aparece com 48% das intenções de voto, ante 41% do ex-capitão. Brancos e nulos chegam a 4%, enquanto 7% se dizem indecisos.
Nos votos válidos, a excluir votos em branco e nulos e os indecisos, Lula vai a 54%, enquanto Bolsonaro anota 46%. Este é o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para divulgar os resultados da eleição.
Conforme a pesquisa, a rejeição de Bolsonaro caiu de 55% para 50%, enquanto a de Lula recuou de 44% para 41%, na comparação com a rodada de 1º de outubro. A avaliação positiva do governo subiu de 31% para 35%, enquanto a negativa foi de 41% para 38%.
No primeiro turno, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% de Bolsonaro. Simone Tebet (MDB) recebeu 4,1% e terminou à frente de Ciro Gomes (PDT), que chegou a 3%. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
A Quaest entrevistou presencialmente 2.000 pessoas entre 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-07940/2020.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Vai gritar Lula na África’: MP pede explicações sobre vídeo da prisão de um jovem negro em Goiás
Por CartaCapital
‘Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse monstro’, diz Lula sobre Bolsonaro
Por CartaCapital
Lula tem 52% e Bolsonaro 48% na primeira pesquisa PoderData no 2º turno
Por Getulio Xavier