CartaExpressa
‘Brizola jamais iria para Paris. Se ele fosse vivo, estaria votando 13’, diz Dilma Rousseff
Em comício no município de Ipatinga (MG), a ex-presidenta pediu que trabalhistas do PDT votem em Lula para derrotar Bolsonaro no 1º turno
Em um apelo para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença a eleição no primeiro turno, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) alfinetou o presidenciável Ciro Gomes (PDT) e citou a viagem feita pelo ex-ministro a Paris, durante o segundo turno das eleições de 2018.
As declarações ocorreram em comício de Lula (PT) no município de Ipatinga, em Minas Gerais, nesta sexta-feira 23. Dilma mencionou o maior líder do PDT, Leonel Brizola, ao criticar a viagem de Ciro à França quando Jair Bolsonaro (PL) disputava o segundo turno com Fernando Haddad (PT).
“Vamos resolver essa parada no primeiro turno”, afirmou. “Se vocês conhecem companheiros de fé, trabalhistas, do PDT, vocês sempre lembrem eles que eu tenho certeza de uma coisa: Leonel de Moura Brizola jamais iria para Paris. E no dia 2 de outubro, se ele fosse vivo, ele estaria votando no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 13.”
O discurso ocorre no dia seguinte à pesquisa Datafolha em que Lula aparece com 50% dos votos válidos, em uma alta de dois pontos percentuais no período de uma semana, mantendo a chance de vencer no primeiro turno. Na pesquisa estimulada, o petista apareceu com 47% das intenções de voto, frente a 33% de Bolsonaro e 7% de Ciro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Datafolha: 11% dos eleitores admitem recorrer ao voto útil no 1º turno
Por CartaCapital
Para 69% dos brasileiros, há corrupção no governo Bolsonaro, diz Datafolha
Por CartaCapital


