CartaExpressa
TRE-SP condena Carla Zambelli por propaganda irregular
A parlamentar bolsonarista descumpriu a legislação eleitoral ao ‘envelopar’ um ônibus com publicidade, decide juiz


O juiz Regis Castilho Barbosa Filho, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, condenou neste sábado 3 a deputada federal e candidata à reeleição Carla Zambelli (PL) e seu irmão, Bruno Zambelli (PL), por propaganda irregular.
A decisão se deu no âmbito de uma denúncia apresentado pelo postulante à Câmara Cristiano Beraldo (União Brasil). Segundo a peça, a parlamentar bolsonarista descumpriu, ao “envelopar” um ônibus com publicidade, a legislação eleitoral que limita o uso de adesivos em automóveis a uma área de meio metro quadrado.
“O risco de dano é passível de ser notado, na medida em que a referida propaganda, além de contar com amplo alcance, violaria as normas mencionadas”, escreveu o magistrado. “Assim, sem embargo da apreciação de futura manifestação dos representados, em juízo preliminar, vislumbro a existência de indícios que justifiquem a concessão da medida liminar.”
Carla e Bruno têm dois dias para restaurar o ônibus, a fim de adaptá-lo às restrições impostas pela Lei. Em caso de descumprimento, terão de pegar uma multa diária de mil reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ipespe: Lula lidera no 1º turno e bateria Bolsonaro no 2º por 15 pontos
Por CartaCapital
Bolsonaro ataca Moraes e diz que responsável por aval a operação contra empresários é ‘vagabundo’
Por CartaCapital
PDT vai ao TSE contra vídeo em que Bolsonaro diz ter criado o Pix
Por CartaCapital