Política
Ipespe: Lula lidera no 1º turno e bateria Bolsonaro no 2º por 15 pontos
Na comparação com levantamento de 31 de agosto, o petista oscilou um ponto para cima no 1º turno, enquanto o ex-capitão repetiu o índice


Uma pesquisa Ipespe em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais divulgada neste sábado 3 aponta que o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera a disputa pela Presidência com 9 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.
Na comparação com um levantamento Ipespe encomendado pela XP Investimentos e publicado em 31 de agosto, o petista oscilou um ponto para cima, enquanto o ex-capitão repetiu o índice.
Confira os resultados da nova rodada estimulada:
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Ciro Gomes (PDT): 9%
- Simone Tebet (MDB): 5%
- Felipe D’Ávila (Novo): 1%
- Soraya Thronicke (União Brasil) 1%
- Brancos/Nulos: 3%
- Não sabem/Não responderam: 2%
Os demais candidatos não pontuaram.
Em um eventual segundo turno, Lula teria 53% das intenções de voto, ante 38% de Bolsonaro. Brancos e nulos somam 7%. Não sabem ou não responderam 2%.
O instituto entrevistou 1.100 pessoas por telefone entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-09344/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TSE manda excluir vídeo com declarações adulteradas de Lula, divulgado pelo cantor Latino
Por CartaCapital
Lula volta a se comprometer com o Ministério das Mulheres e o Ministério dos Povos Originários
Por CartaCapital
Bolsonaro ataca Moraes e diz que responsável por aval a operação contra empresários é ‘vagabundo’
Por CartaCapital