Política
TSE nega a Roberto Jefferson o registro de candidatura à Presidência
A decisão desta quinta tem como base uma contestação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE)


O Tribunal Superior Eleitoral negou nesta quinta-feira 1 o registro de candidatura à presidência ao ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). A decisão foi unânime.
O resultado do julgamento é o terceiro revés seguido do ex-parlamentar na Corte. Antes, o ministro Carlos Horbach suspendeu o repasse de recursos públicos para financiar a campanha. O magistrado também vetou a participação de Jefferson na propaganda eleitoral.
A decisão desta quinta tem como base uma contestação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), uma vez que o ex-deputado foi condenado no julgamento do mensalão e é considerado inelegível até 2023.
O PTB ainda pode definir um novo candidato à presidência, já que o registro do vice na chapa foi deferido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.