Política

MPE pede que TSE proíba Roberto Jefferson de participar da propaganda eleitoral

Segundo o vice-procurador-geral Paulo Gonet, a iniciativa busca impedir que candidaturas como a dele tenham acesso ao financiamento público

MPE pede que TSE proíba Roberto Jefferson de participar da propaganda eleitoral
MPE pede que TSE proíba Roberto Jefferson de participar da propaganda eleitoral
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Eleitoral pediu que o Tribunal Superior Eleitoral proíba Roberto Jefferson (PTB), candidato à Presidência da República, de participar da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

“As formas públicas de financiamento da política não devem ser acessíveis a candidaturas desprovidas de viabilidade jurídica mínima”, justificou na ação o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet.

O ex-deputado está preso preventivamente por ataques aos ministros da Corte e instituições federais. Na peça, o MP também relembra que, além de cumprir essa pena domiciliar, Jefferson está inelegível até dezembro de 2023, sob pena do caso do “mensalão”. 

Gonet acrescentou à ação que “convém pontuar, por necessário, que não se trata de impedimento ao exercício de atos de campanha enquanto não decidida a situação jurídica do seu registro de candidatura pelo TSE, mas apenas de se evitar que, diante de uma circunstância que constitui evidente óbice ao direito de candidatura, o impugnado possa valer-se de recursos públicos – seja em espécie, seja no acesso ao horário eleitoral gratuito – para a divulgação de sua candidatura”.

Apesar da pena do “mensalão” ter sido perdoada em 2016, o MP avalia a continuidade dos efeitos da pena, com isso o TSE examina a possibilidade de impugnação de sua candidatura. O prazo vai até 12 de setembro.  

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo