Política

MPE pede que TSE proíba Roberto Jefferson de participar da propaganda eleitoral

Segundo o vice-procurador-geral Paulo Gonet, a iniciativa busca impedir que candidaturas como a dele tenham acesso ao financiamento público

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Eleitoral pediu que o Tribunal Superior Eleitoral proíba Roberto Jefferson (PTB), candidato à Presidência da República, de participar da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

“As formas públicas de financiamento da política não devem ser acessíveis a candidaturas desprovidas de viabilidade jurídica mínima”, justificou na ação o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet.

O ex-deputado está preso preventivamente por ataques aos ministros da Corte e instituições federais. Na peça, o MP também relembra que, além de cumprir essa pena domiciliar, Jefferson está inelegível até dezembro de 2023, sob pena do caso do “mensalão”. 

Gonet acrescentou à ação que “convém pontuar, por necessário, que não se trata de impedimento ao exercício de atos de campanha enquanto não decidida a situação jurídica do seu registro de candidatura pelo TSE, mas apenas de se evitar que, diante de uma circunstância que constitui evidente óbice ao direito de candidatura, o impugnado possa valer-se de recursos públicos – seja em espécie, seja no acesso ao horário eleitoral gratuito – para a divulgação de sua candidatura”.

Apesar da pena do “mensalão” ter sido perdoada em 2016, o MP avalia a continuidade dos efeitos da pena, com isso o TSE examina a possibilidade de impugnação de sua candidatura. O prazo vai até 12 de setembro.  

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo