CartaExpressa
Comissão nega recurso e Gabriel Monteiro pode ser cassado nesta quinta
O vereador é investigado pelos crimes de estupro e assédio


A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro rejeitou, nesta quarta-feira 17, um recurso apresentado pelo vereador Gabriel Monteiro (PL) contra o relatório do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar favorável à sua cassação.
O vereador argumentou a existência de irregularidades na fase de instrução. No entanto, a comissão e a assessoria jurídica da Casa analisaram o processo e concluíram que não houve anormalidade na condução dos trabalhos.
A expectativa é de que a votação por quebra de decoro aconteça nesta quinta-feira 18, às 16h. Para cassar o mandato de Monteiro será necessário o endosso de dois terços dos vereadores, ou seja, 34 votos.
Também está na mesa uma suspensão do mandato. Neste caso, é preciso formar maioria absoluta, ou seja, 26 votos dos 50 possíveis.
Gabriel Monteiro é investigado por acusações de estupro, assédio e por forjar vídeos na internet.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.