Justiça
Tentativa de suicídio em escritório de advocacia inspira relatos de assédio no Instagram
Criada a poucos dias, a página @escritoriosexpostos acumula centenas de relatos anônimos que envolvem bancas conceituadas
Na última semana, a sede da Mattos Filho, um dos maiores escritórios de advocacia do País, foi palco de uma cena dramática. Um jovem de 19 anos, estagiário da empresa, pulou do 7º andar do imóvel, na região da Avenida Paulista. A queda foi amortecida por um anteparo e o rapaz, felizmente, foi encaminhado ao hospital com vida.
Em nota à imprensa, o escritório lamentou o ‘incidente’ e disse estar oferecendo acolhimento e assistência ao jovem e a família. O Ministério Público do Trabalho também se pronunciou, prometendo tomar medidas cabíveis.
O episódio acendeu um alerta generalizado e tem provocado desdobramentos. Um deles, que está tirando o sono de figurões do mundo jurídico, é a criação da página @escritoriosexpostos, cujo objetivo é colher (e expor) via Instagram denúncias de assédio moral e sexual ocorridas em escritórios de advocacia.
Em pouco mais de dois dias, a página já contabiliza mais de 25 mil seguidores e dezenas de relatos. Destacam-se jornadas extenuantes de trabalho, pressão por metas irreais de entrega, assédio moral e sexual, além de atraso no pagamento de salários. Nos comentários, algumas pessoas publicamente referendam o conteúdo veiculado.
“Constantemente há comparações de forma depreciativa entre os colaboradores, nos pedem demanda para ser feita aos finais de semana, ou fora da hora em que estamos no escritório”, narra um deles.“Ameaça de demissão é constante. (…) Chegaram no ápice de chamar um por um dos colaboradores para sentar numa cadeira de frente com a uma advogada para ser submetido a uma sabatina, como uma espécie de prova oral”, complementa o relato.
Até o momento, nenhum dos escritórios mencionados nos relatos se pronunciou.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Racializando o Setembro Amarelo: saúde mental em tempos de Bolsonaro
Por Verônica Lima
Rosely Sayão: ‘Temos ideias absolutamente equivocadas a respeito da sexualidade’
Por Ana Luiza Basilio


