CartaExpressa
Escritor Mario Vargas Llosa diz que ‘jamais votaria em Lula’
Famoso autor peruano apoiou a extrema-direita na eleição de seu país


O famoso escritor peruano Mario Vargas Llosa afirmou que “jamais votaria” no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração ocorreu em entrevista publicada neste domingo 14 no jornal Folha de S. Paulo.
“Não gostaria de estar na situação de ter que escolher entre Lula e Bolsonaro. Mas realmente jamais votaria em Lula”, disse autor do clássico da literatura Batismo de Foto (1963).
Meses atrás, Llosa já havia dito que preferia o presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação a Lula. Na eleição do Peru, o escritor também apoiou a extrema-direita ao declarar voto na então candidata Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori. O esquerdista Pedro Castillo acabou vencendo o pleito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.