Política
Em primeira pesquisa após debate, Haddad aparece na liderança e com vantagem de 20 pontos
O ex-prefeito tem 34% das intenções de voto, bem à frente de Tarcísio e Garcia, empatados com 14%


O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) tem 34% das intenções de voto e é o favorito, com 20 pontos de vantagem, para ocupar o cargo de governador do estado nestas eleições. Os dados são da nova pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira 11. O levantamento é o primeiro após o debate realizado no último domingo na Band.
De acordo com a pesquisa desta quinta, o ex-ministro bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) têm o exato mesmo desempenho: 14% das intenções de voto.
Há ainda na pesquisa 2% de menções a Elvis Cezar (PDT) e outros vários candidatos com 1%. É o caso de Vinicius Poit (Novo), Gabriel Colombo (PCB), Altino Junior (PSTU) e Edson Dorta (PCO).
Vale ressaltar que não é possível fazer a comparação entre a atual pesquisa e o último levantamento do instituto pelas mudanças significativas na lista de candidatos. Naquele momento, constavam ainda os nomes de Márcio França (PSB), que irá disputar o Senado, Abraham Weintraub (PMB), que desistiu para buscar uma vaga na Câmara, e Felício Ramuth (PSD), que passou a compor a chapa de Tarcísio como vice-candidato.
Os resultados desta quinta ainda indicam que no levantamento espontâneo, Haddad e Tarcísio aparecem tecnicamente empatados, com 7% para o ex-ministro e 6% para o ex-prefeito. Há, neste cenário, 80% de indecisos.
Haddad aparece ainda como vitorioso em todos os cenários de segundo turno em que seu nome é monitorado. Ele venceria Tarcísio por 44% a 31% e superaria Garcia por 41% a 32%. O bolsonarista e o tucano, quando se enfrentam, ficam tecnicamente empatados, com 29% para o atual governador e 26% para o ex-ministro.
Para chegar aos resultados, o levantamento entrevistou 2 mil eleitores de São Paulo entre os dias 5 e 8 de agosto. A margem de erro da pesquisa desta quinta-feira é de 2,4 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela consultoria de investimentos Genial e tem o registro SP-02135/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
Senado Federal
O levantamento da Quaest também verificou as intenções de voto para o Senado. O ex-governador Márcio França (PSB) aparece na liderança com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar, quem figura é o ex-ministro bolsonarista Marcos Pontes (PL), com 12%. A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB) aparece com 10%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.