CartaExpressa
Em um mês, Lula é o candidato que mais cresce nas redes sociais, aponta levantamento
No entanto, é o presidente Bolsonaro que reúne a maior legião de fãs em seus perfis oficiais
O ex-presidente Lula (PT) foi o candidato ao Palácio do Planalto que mais ganhou seguidores no Facebook, Instagram e Twitter no mês de julho, apontou levantamento do MonitoraBR, divulgado com exclusividade por CartaCapital.
Em 30 dias, o petista somou mais de 34 mil seguidores no Facebook, mais de 266 mil no Instagram e mais de 190 mil no Twitter. No Youtube, o presidente Jair Bolsonaro (PL) liderou o crescimento com 40 mil novos inscritos.
Apesar do crescimento de Lula, é Bolsonaro que reúne a maior legião de fãs em seus perfis oficiais. No Facebook, o ex-capitão tem mais de 14 milhões de seguidores contra 4 milhões do petista. No Instagram, o presidente tem, em números redondos, 20 milhões ante 5 de Lula.
No Twitter, a diferença é menor: Bolsonaro com 8 milhões e o petista com 3 milhões. Já no Youtube, Bolsonaro soma mais de 3 milhões e Lula tem 500 mil, atrás de Pablo Marçal (PROS) e André Janones (Avante).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



