CartaExpressa
PDT vai ao TSE para obrigar redes a deletarem vídeo de Bolsonaro com fake news sobre a eleição
Segundo a legenda, ‘esse quadro caótico causa efeitos danosos ao processo eleitoral, especificamente no que toca à sua integridade’


O PDT acionou o Tribunal Superior Eleitoral pela determinação para que o Facebook e o Instagram removam das páginas de Jair Bolsonaro o vídeo da reunião com embaixadores em que ele repetiu mentiras sobre o processo eleitoral.
O encontro da segunda-feira 18 foi transmitido pela TV Brasil e reproduzido pelos perfis do ex-capitão nas redes sociais.
Os pedetistas, representados pelo presidente nacional, Carlos Lupi, e pelo pré-candidato à Presidência Ciro Gomes, solicitam a retirada imediata dos vídeos do ar, o envio dos autos ao Ministério Público Eleitoral e a condenação de Bolsonaro e do PL por propaganda antecipada negativa.
“De acordo com o magistério jurisprudencial do Egrégio Tribunal Superior Eleitoral, ‘a configuração de propaganda eleitoral extemporânea negativa pressupõe pedido explícito de não voto ou, ainda, ato que macule a honra ou a imagem de pré–candidato ou divulgue fato sabidamente inverídico em seu desfavor'”, diz um trecho da peça.
Segundo a legenda, “esse quadro caótico causa efeitos danosos ao processo eleitoral, especificamente no que toca à sua integridade”.
Além dessa ação, deputados de PT, PSOL, Rede, PCdoB, PSB, PV e PDT protocolaram no Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime contra Bolsonaro por supostos crimes cometidos na reunião. No documento, os parlamentares acusam o ex-capitão de crime contra as instituições democráticas, de responsabilidade, de propaganda eleitoral antecipada e de ato de improbidade administrativa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro ignora Moraes e associa Lula ao PCC nas redes
Por Estadão Conteúdo
Entidades jurídicas repudiam investida de Bolsonaro contra urnas
Por Estadão Conteúdo
Oposição vai ao STF contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral em reunião com embaixadores
Por Alisson Matos