Política
PF investiga mudança de domicílio eleitoral de Tarcísio, candidato de Bolsonaro em SP
A apuração foi aberta a pedido da Promotoria Eleitoral de São José dos Campos, após a locação de um imóvel na cidade pelo ex-ministro


A Polícia Federal abriu um procedimento para apurar eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral de Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato bolsonarista ao governo de São Paulo.
O pedido para abertura de investigação partiu Promotoria Eleitoral de São José dos Campos. Segundo o promotor eleitoral Luiz Fernando Guedes Ambrogi, o ex-ministro, natural do Rio de Janeiro e que residia em Brasília, transferiu seu domicílio eleitoral para São José dos Campos em janeiro.
A legislação eleitoral brasileira exige residência de no mínimo três meses no novo domicílio para concretizar a transferência do título de eleitor.
Segundo o pedido de investigação, o MP recebeu “diversas denúncias” sobre eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral do pré-candidato.
Uma matéria da Folha de S. Paulo também foi usada como indício de possível irregularidades no trâmite eleitoral. Segundo o jornal, Tarcísio disse que não morava no apartamento de São José dos Campos indicado à Justiça Eleitoral como domicílio no estado.
A Promotoria Eleitoral de São José dos Campos arquivou, em outra oportunidade, uma representação que contestava o registro eleitoral do bolsonarista.
“Está mais do que exaurida a comprovação de que o representado, como sustentado, há muitos anos possui liames com São José dos Campos e que, de fato, possui domicílio eleitoral nesta circunscrição, nos termos do contrato de locação, datado de 30 de setembro de 2021, prova que satisfaz os requisitos para o alistamento eleitoral, conforme reconhecido pela deferimento do requerimento de alistamento eleitoral”, diz um trecho do pedido de arquivamento.
Em junho, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo também negou a abertura de uma investigação para apurar irregularidades na transferência de domicílio eleitoral de Tarcísio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PSD apoiará Tarcísio, candidato de Bolsonaro em SP; Kassab prepara o anúncio
Por Leonardo Miazzo
‘Coloco minha cara no fogo pelo presidente’, diz Tarcísio de Freitas
Por Estadão Conteúdo