CartaExpressa

VÍDEO: Caso da menina de SC gera bate-boca entre Sâmia Bomfim e bolsonarista na Câmara

Sessão discutia a aprovação de uma homenagem à juíza e à promotora responsáveis por contestar o aborto legal

Apoie Siga-nos no

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL) e a deputada bolsonarista Chris Tonietto (PL) protagonizaram um bate-boca Ddurante a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira 6,

O motivo foi o debate de uma moção de Aplauso e Reconhecimento em homenagem à juíza Joana Ribeiro Zimmer e à promotora Mirela Dutra Alberton. Ambas são responsáveis por induzir uma criança de 11 anos, grávida após estupro, a não abortar. 

Para a deputada Sâmia Bomfim, a ação representa um ataque da “violência misógina”. Tonietto, autora da proposta junto com o deputado Diego Garcia (Republicanos), justificou a honraria, “pela corajosa e exemplar defesa do direito à vida desde a concepção, e pela tentativa de resguardar os direitos do nascituro”. 

A moção foi barrada durante a sessão. 

Diante da repercussão negativa, a promotora Zafalon e a juíza Zimmer deixaram o caso. Contra a promotora, há duas investigações abertas, uma pela Corregedoria do Ministério Público do Estado e outra pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Esta última, foi solicitada pela deputada Sâmia Bomfim junto a bancada do PSOL. No caso da juíza, a investigação segue sob responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça.

Leia na íntegra o requerimento da homenagem:

moçãoreconhecimento_estuproSC

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar