Economia
Presidente da Petrobras pede demissão após pressão de Bolsonaro e Lira
José Mauro Coelho deixa o cargo. Substituto será definido pelo Conselho de Administração da estatal


A Petrobras informou, nesta segunda-feira 20, que o presidente da empresa, José Mauro Coelho, pediu demissão do cargo.
“A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora”, disse a companhia em comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários.
José Mauro é o terceiro presidente da estatal durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). O primeiro a assumir a Petrobras foi Roberto Branco, demitido em fevereiro de 2021 pelo ex-capitão, que alegou insatisfação com o reajuste de preços dos combustíveis durante sua gestão.
Seu sucessor foi o general Silva e Luna, que permaneceu menos de um ano no cargo sendo demitido em abril, após ter seguido a lógica de mercado para a definir os preços dos produtos comercializados pela empresa.
A troca do comando da estatal é uma tentativa do governo federal de encontrar um responsável pela alta dos preços do diesel e da gasolina.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro: ‘Falei com presidente da Câmara para abrir CPI da Petrobras na 2ª-feira’
Por Estadão Conteúdo
‘O país vai parar novamente’, diz associação de caminhoneiros após aumento de preços pela Petrobras
Por CartaCapital
Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina e do diesel
Por Camila da Silva