Política

Marina Silva decide apoiar Fernando Haddad na disputa pelo governo de São Paulo

O anúncio ocorrerá nos próximos dias; o petista lidera as intenções de voto para o Palácio dos Bandeirantes

Marina Silva decide apoiar Fernando Haddad na disputa pelo governo de São Paulo
Marina Silva decide apoiar Fernando Haddad na disputa pelo governo de São Paulo
Marina Silva e Fernando Haddad. Fotos: Divulgação e Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A ex-ministra Marina Silva (Rede) decidiu apoiar a candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo e deve confirmar a aliança no próximo sábado 11. O petista lidera as intenções de voto para o Palácio dos Bandeirantes, à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Márcio França (PSB) e Rodrigo Garcia (PSDB).

Nesta semana, Marina repercutiu positivamente as declarações de Haddad ao programa Roda Viva, da TV Cultura. A aproximação entre os dois se intensificou nos últimos dias e, agora, a discussão é sobre o papel de Marina na campanha.

Na quarta-feira 8, Marina, que disputou eleições presidenciais contra o PT em 2014 e em 2018, publicou nas redes sociais uma mensagem em defesa de unidade: “Não me oriento pelo terreno dos rancores, mas por posições políticas e consciência da gravidade da situação do Brasil, que precisará de uma reconstrução ‘pós-guerra'”.

Nesta quinta, a federação PSOL/Rede aprovou, em sua primeira assembleia, a oficialização do apoio à candidatura de Lula (PT) à Presidência. Na primeira rodada de comando, a federação terá Guilherme Boulos (PSOL) na presidência e Heloísa Helena (Rede) na vice.

Oficialmente, PSOL e Rede também apoiarão Haddad em São Paulo, mas a sinalização de Marina era um dos movimentos mais aguardados pelos petistas, que vislumbram a possibilidade de contornar resistências no estado e ampliar a liderança de Haddad na corrida eleitoral.

Uma pesquisa Exame/Ideia publicada nesta sexta mostra Haddad na dianteira, com 27% das intenções de voto, dez pontos percentuais à frente do segundo colocado, Tarcísio de Freitas. Márcio França marca 14%, ante 11% de Rodrigo Garcia. Tarcísio, França e Garcia aparecem em empate técnico.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo