CartaExpressa
PSDB adia reunião que poderia confirmar o apoio a Tebet
Mesmo com o recuo de Doria, há setores tucanos que desejam o lançamento de uma candidatura própria


O PSDB adiou a reunião da Executiva Nacional marcada para esta terça-feira 24. No encontro, esperava-se que os tucanos confirmassem a aliança com o MDB em torno de Simone Tebet para a Presidência da República, após a desistência de João Doria.
Com a mudança, a reunião deve ocorrer apenas em 2 de junho, ainda em meio a incertezas sobre o rumo a ser tomado pelo partido.
Mesmo com o recuo de Doria, há setores tucanos que desejam o lançamento de uma candidatura própria – na semana passada, o deputado Aécio Neves (MG) defendeu indicar um nome do PSDB ao Planalto “mesmo que seja para perder”.
Em nota divulgada nesta segunda, Aécio afirmou continuar a defender “que tenhamos candidatura própria”. Disse o parlamentar: “A partir da decisão do ex-governador paulista, o partido está em condições de analisar outros nomes da nossa legenda que possam liderar não só o PSDB, mas também importantes setores do centro democrático, nesse momento grave da vida nacional”.
Aécio ainda afirmou lamentar “que a reunião da Executiva Nacional tenha sido adiada”.
Também na tarde desta segunda, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, não confirmou diretamente o apoio da legenda a Tebet, mas declarou que o debate sobre candidatura própria está “vencido”.
“Temos entendimento de diálogo com Cidadania e com MDB. Que inicie conversas sobre programa de governo e palanques regionais”, disse Araújo em entrevista coletiva. “Com a própria ajuda do Doria, vamos construir um projeto em que esse nome, e sendo o nome de Simone, represente um compromisso com programas e projetos de país e fortalecimento de palanques importantes, como é o caso do Rio Grande do Sul.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após desistir de candidatura, Doria diz que não deixará o PSDB
Por CartaCapital
Virgílio critica decisão do PSDB e vê Leite com intenção de ‘derrubar’ Doria
Por Leonardo Miazzo
Doria fez gesto pela unificação da Terceira Via, diz Leite
Por Marina Verenicz
Eleições 2022: Entorno de Bolsonaro vê pouco impacto em desistência de Doria
Por Estadão Conteúdo