Política
Deputado bolsonarista usa arma de fogo em votação na Assembleia do Mato Grosso do Sul
Em sessão virtual, João Henrique Catan (PL) disparou vários tiros em um alvo ao fazer discurso armamentista


O deputado estadual João Henrique Catan (PL-MS) disparou tiros de arma de fogo ao declarar seu voto em uma sessão virtual da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira 17.
Catan, que participava da votação de forma remota, mirou em um alvo e disparou pelo menos três tiros.
O parlamentar de 26 anos declarava a sua posição em relação a um projeto de lei do qual é autor, que reconhece a atividade de atirador desportivo como “de risco”.
“A aprovação desse projeto visa armar o cidadão de bem. O armamento acaba com as invasões ilegais, diminui a criminalidade, prevalecendo o nosso direito de propriedade”, afirmou, ao iniciar seu discurso.
Na sequência, repetiu uma frase usual do presidente Jair Bolsonaro (PL) e citou “advertência ao comunismo”.
“Um povo armado jamais será escravizado. Esse projeto é um tiro de advertência no comunismo e na mão leve que assaltou este País. Por isso, uma salva de tiro, uma salva de sim.”
Após os disparos, o presidente da Assembleia, Paulo Corrêa (PSDB), disse que a ação não era permitida e que “houve um exagero”, mas prosseguiu com a sessão. O texto foi aprovado.
O fato foi registrado pela televisão da Assembleia do Mato Grosso do Sul.
O discurso pode ser visto a partir de 01:11:14:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.