CartaExpressa
Moraes: ‘A internet deu voz aos imbecis e qualquer um se diz especialista’
Segundo o ministro do STF, o Poder Judiciário’ não pode e não vai se acovardar perante essas agressões’


Durante um discurso em que reforçou a transparência das eleições e a segurança das urnas eletrônicas, neste sábado 14, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, destacou a importância de combater as “milícias digitais”.
Esses grupos, avaliou o magistrado, recorrem a conteúdos falsos para tentar fazer com que a população duvide da mídia tradicional, um dos sustentáculos da democracia.
“A internet deu voz aos imbecis. Hoje, qualquer um se diz especialista, veste terno, gravata, coloca painel falso de livros e fala desde a guerra da Ucrânia até o preço da gasolina, além de atacar o Judiciário”, afirmou Moraes no Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador (BA).
“Como não dá para atacar o povo, começaram a atacar os instrumentos que garantem a democracia”, acrescentou, ressaltando a independência do Judiciário. “De quatro em quatro anos tem eleições, e essas milícias digitais sabem disso. O Poder Judiciário não pode e não vai se acovardar perante essas agressões, eu tenho absoluta certeza disso.”
(Com informações da Agência O Globo)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes reage a ataques e diz que o Brasil garantirá a democracia com eleição limpa e urna eletrônica
Por CartaCapital
Após reação de Fachin, Bolsonaro diz que Forças Armadas ‘não servirão de moldura’ na eleição
Por CartaCapital
Fachin diz que ‘quem trata de eleição são forças desarmadas’ e ‘ninguém interferirá’ no processo
Por CartaCapital