CartaExpressa
Rui Falcão comandará a comunicação da campanha de Lula, diz vice-presidente do PT
Segundo José Guimarães, Falcão será auxiliado pelo prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva


O deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, afirmou nesta sexta-feira 6 que o deputado Rui Falcão comandará a comunicação do partido na campanha de Lula à Presidência da República. Ele será auxiliado pelo prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva.
Com isso, o ex-ministro e jornalista Franklin Martins não deve ocupar posição de destaque na equipe que ditará os rumos da campanha petista.
“Há sinais mais do que evidentes de que os dois que comandarão a partir de agora a comunicação são Rui Falcão e Edinho”, disse Guimarães à GloboNews. “Eu prefiro olhar para o futuro. Não vou ficar comentando por que o Franklin saiu. Zerou. Agora, quem vai comandar, na minha percepção, é o Rui Falcão, especialmente.”
Já a coordenação política, prosseguiu Guimarães, ficará a cargo da direção do PT – sob a presidência de Gleisi Hoffmann -, dos presidentes dos partidos que compõem a aliança em torno de Lula e de movimentos sociais, “que terão participação efetiva na campanha”.
“A partir de agora, é acertar o passo e botar a campanha na rua.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Presidente de conselho do Ipespe vê Lula e Bolsonaro estáveis e Ciro incapaz de ampliar seu eleitorado
Por Leonardo Miazzo
Alckmin testa positivo para Covid, mas PT mantém o lançamento da chapa com Lula
Por CartaCapital
Ipespe: Lula consolida liderança e distância para Bolsonaro é de 13 pontos
Por CartaCapital