CartaExpressa

Em encontro com Fux, ministro da Defesa diz que Forças Armadas estão ‘comprometidas com a democracia’

Nogueira, ex-comandante do Exército, se reuniu mais cedo com Jair Bolsonaro para deliberar sobre ‘assuntos de defesa nacional’

Em encontro com Fux, ministro da Defesa diz que Forças Armadas estão ‘comprometidas com a democracia’
Em encontro com Fux, ministro da Defesa diz que Forças Armadas estão ‘comprometidas com a democracia’
Luiz Fux e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, se reuniu em Brasília nesta terça-feira 3 com o ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

O STF se manifestou por meio de nota após a reunião: “Durante o encontro, o ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”.

Ainda de acordo com o comunicado, Fux reafirmou que o STF “preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições”.

Nogueira, ex-comandante do Exército, se encontrou mais cedo com o presidente Jair Bolsonaro para deliberar sobre “assuntos de defesa nacional”. Fux, por sua vez, teve uma agenda com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

As movimentações ocorrem em meio a uma nova onda de declarações de Bolsonaro que tentam deslegitimar o processo eleitoral brasileiro. Em 27 de abril, o ex-capitão chegou a sugerir que os militares fizessem uma apuração paralela dos votos.

Na ocasião, Bolsonaro repetiu fake news de que os votos seriam contados em uma “sala secreta”, na qual “meia dúzia de técnicos dizem ali no final: ‘Olha, quem ganhou foi esse'”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo