Mundo
Gazprom, da Rússia, corta o fornecimento de gás à Polônia
A decisão, segundo os poloneses, entrará em vigor nesta quarta-feira 27
O grupo russo Gazprom interromperá o fornecimento de gás para a Polônia a partir de quarta-feira 27, disse a empresa estatal polonesa de gás PGNiG.
“Em 26 de abril de 2022, a Gazprom informou à PGNiG sua intenção de suspender completamente o fornecimento sob o contrato Yamal (…) em 27 de abril”, disse a PGNiG.
A estatal polonesa ainda afirmou estar preparada para obter o gás de outras fontes.
“Não haverá escassez de gás nos lares poloneses”, reforçou no Twitter a ministra do Clima, Anna Moskwa. “Desde o primeiro dia da guerra, declaramos que estamos preparados para a plena independência das matérias-primas russas.”
O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki disse, por sua vez, que as instalações de armazenamento de gás estavam 76% cheias e que a Polônia está preparada para “obter gás de todas as outras partes possíveis”.
A Gazprom não confirmou a interrupção do fornecimento, mas agências de notícias russas citaram um alto executivo da empresa que afirmou que “a Polônia deve pagar pelos fornecimentos de gás segundo o novo procedimento de pagamento”.
Depois que os países ocidentais impuseram uma série de sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia, o Kremlin alertou que iria cortar o fornecimento de gás a menos que pagassem em rublos.
A Polônia importa gás liquefeito por meio de um terminal na costa do Mar Báltico e também espera receber suprimentos da Noruega pelo projeto Baltic Pipe, cuja conclusão está prevista para este ano. A conexão de 900 quilômetros deverá atender 50% do consumo da Polônia.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ocidentais se coordenam para acelerar envio de armas à Ucrânia; Alemanha fornecerá tanques
Por RFI
Rússia alerta para risco ‘real’ de uma Terceira Guerra Mundial pela Ucrânia
Por AFP
Ucrânia celebra Páscoa ortodoxa debaixo de bombas
Por AFP



