CartaExpressa
Dino critica Ciro por ataques a Lula: ‘Ele jamais será uma alternativa para a direita’
‘Espero que em algum momento ele acorde e corrija a sua posição’, afirmou o ex-governador em entrevista a CartaCapital


O ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB) criticou, nesta segunda-feira 25, os ataques que Ciro Gomes (PDT) tem feito ao ex-presidente Lula (PT). Para o pré-candidato ao Senado, a postura do pedetista, além de não colaborar com o campo progressista, prejudica a ele próprio.
“A posição do Ciro é tão ruim que não serve nem a ele”, afirmou Dino em entrevista ao canal de CartaCapital no YouTube, “pois não resulta em um ganho eleitoral e, ao mesmo tempo, o faz perder a capacidade de seduzir uma parte da sociedade”.
Nas últimas semanas, Ciro reforçou que não há chance de se aliar a Lula na eleição de outubro deste ano e insinuou que o petista tem algum interesse não revelado por não se posicionar sobre o indulto que o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
“Fica algo árido, hostil e sem necessidade. Espero que em algum momento ele acorde e corrija a sua posição política”, acrescentou Dino. “Ele jamais será uma alternativa para a direita. O bolsonarista não vai buscar o Ciro. Se ele tem o Bolsonaro verdadeiro, por que voltará no Bolsonaro falso?“.
Assista a entrevista completa:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.