Sustentabilidade
Amazônia registra o segundo maior desmatamento para o primeiro trimestre em 15 anos
A área de floresta perdida em três meses equivale ao território de Salvador


Somente nos três primeiros meses do ano, a floresta amazônica perdeu 687 km², o segundo maior registro de desmatamento acumulado para o período em 15 anos. Os dados foram coletados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento e analisados pela Imazon.
No entanto, os dados revelam uma queda na área desmatada em comparação ao mesmo período de 2021.
“Essa redução ainda não é um motivo de comemoração, pois em breve entraremos no período seco, onde historicamente a derrubada da floresta tende a ser maior”, aponta Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon. “O fato de termos no trimestre de 2022 a segunda maior área desmatada em 15 anos nos mostra que o desmatamento ainda segue em ritmo intenso na Amazônia”.
Somente no mês de março, 25 quilômetros quadrados de floresta amazônica foram devastados. No ano passado, foram 64 quilômetros quadrados degradados no mesmo período.
Do território desmatado, 77% estão em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse.
Segundo o levantamento, os estados que mais destruíram a floresta foram Mato Grosso (46%), Pará (27%), Roraima (11%), Amazonas (10%), Maranhão (3%) e Rondônia (3%).
Leia o relatório completo:
SAD-Marco-2022Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ibama atua em apenas 1% dos alertas de desmatamento, diz estudo
Por CartaCapital
Empresários da UE defendem sanções contra o Brasil por desmatamento
Por CartaCapital