CartaExpressa
Haddad e Weintraub são os dois pré-candidatos mais rejeitados em SP, mostra Ipespe
O petista, por outro lado, lidera todos os cenários monitorados na corrida eleitoral


O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) são os dois candidatos ao governo de São Paulo com a maior rejeição entre os eleitores. Os dados são da nova rodada da pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta segunda-feira 11.
O petista tem 50% de indicações de ‘não votaria de jeito nenhum’. Já o bolsonarista reúne 45% dessas afirmações entre os entrevistados.
Em terceiro lugar aparece o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 37%, tecnicamente empatado com Márcio França (PSB), que tem 35%. Já Tarcísio de Freitas (PP), candidato que tem o apoio formal de Jair Bolsonaro (PL), tem 30% de rejeição.
Apesar de ser o mais rejeitado, Haddad lidera com folga todos os cenários monitorados pelo instituto. As marcações de ‘com certeza votaria’ também mostram a superioridade do petista. Ao todo, o ex-prefeito tem 28% neste quesito. Outros 15% também indicam que ‘poderiam votar’ no ex-prefeito a depender da ocasião.
França, por sua vez, aparece em segundo lugar no percentual de eleitores decididos. O pessebista tem 15% de indicações de ‘com certeza votaria’ e outros 31% de ‘poderia votar’. Vale ressaltar que, se somados os dois itens, ele é quem teria o melhor desempenho neste recorte, com 48% de chances de voto, ante 43% de Haddad.
Tarcísio aparece em terceiro lugar neste caso, com 29% de possibilidades de voto, sendo 15% completamente decididos e 14% abertos à possibilidade. Garcia tem 23%, sendo 5% de eleitores decididos e 18% que alegam que ‘poderiam votar’ no tucano. Weintraub, por sua vez, tem apenas 10%, 1% de decididos e 9% de eleitores que indicam alguma simpatia por sua candidatura.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de abril com mil eleitores de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.
Confira a íntegra do levantamento:
2022_04 PESQUISA IPESPE SAO PAULOApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad lidera todos os cenários em SP e chega a 39% com apoio de Lula e Alckmin, diz Ipespe
Por Alisson Matos
Ipespe: Em SP, Bolsonaro cresce 4 pontos e encosta em Lula, que ainda lidera
Por CartaCapital