CartaExpressa

Haddad e Weintraub são os dois pré-candidatos mais rejeitados em SP, mostra Ipespe

O petista, por outro lado, lidera todos os cenários monitorados na corrida eleitoral

Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) são os dois candidatos ao governo de São Paulo com a maior rejeição entre os eleitores. Os dados são da nova rodada da pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta segunda-feira 11.

O petista tem 50% de indicações de ‘não votaria de jeito nenhum’. Já o bolsonarista reúne 45% dessas afirmações entre os entrevistados.

Em terceiro lugar aparece o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 37%, tecnicamente empatado com Márcio França (PSB), que tem 35%. Já Tarcísio de Freitas (PP), candidato que tem o apoio formal de Jair Bolsonaro (PL), tem 30% de rejeição.

Apesar de ser o mais rejeitado, Haddad lidera com folga todos os cenários monitorados pelo instituto. As marcações de ‘com certeza votaria’ também mostram a superioridade do petista. Ao todo, o ex-prefeito tem 28% neste quesito. Outros 15% também indicam que ‘poderiam votar’ no ex-prefeito a depender da ocasião.

França, por sua vez, aparece em segundo lugar no percentual de eleitores decididos. O pessebista tem 15% de indicações de ‘com certeza votaria’ e outros 31% de ‘poderia votar’. Vale ressaltar que, se somados os dois itens, ele é quem teria o melhor desempenho neste recorte, com 48% de chances de voto, ante 43% de Haddad.

Tarcísio aparece em terceiro lugar neste caso, com 29% de possibilidades de voto, sendo 15% completamente decididos e 14% abertos à possibilidade. Garcia tem 23%, sendo 5% de eleitores decididos e 18% que alegam que ‘poderiam votar’ no tucano. Weintraub, por sua vez, tem apenas 10%, 1% de decididos e 9% de eleitores que indicam alguma simpatia por sua candidatura.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de abril com mil eleitores de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.

Confira a íntegra do levantamento:

2022_04 PESQUISA IPESPE SAO PAULO

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar