Justiça
Silveira alega que tornozeleira adquiriu ‘vida própria’ e pede ao STF a troca do equipamento
A defesa do deputado de extrema-direita menciona ‘ruídos estranhos’ na petição enviada ao ministro Alexandre de Moraes


O advogado do deputado federal Daniel Silveira (UB-RJ) acionou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para solicitar a troca da tornozeleira eletrônica instalada no bolsonarista na última quinta-feira 31. O motivo: o equipamento teria adquirido “vida própria”.
Silveira chegou a ser preso em fevereiro do ano passado, após veicular um vídeo com ataques aos ministros do STF, mas foi solto com o estabelecimento de medidas cautelares, como a de não manter contato com outros investigados por atos antidemocráticos e não participar de eventos públicos.
Por descumprir algumas dessas cautelares, Moraes determinou a instalação de tornozeleira eletrônica no bolsonarista. Ele é réu em uma ação penal no STF por ataques aos ministros da Corte.
“Há indubitável desconfiança da Defesa de que o equipamento tenha adquirido ‘vida própria’, em razão de relatos do parlamentar de ‘ruídos estranhos’ contínuos, além de esporádicas “vibrações” sem qualquer nexo ou causa, comparando-se ao equipamento anteriormente utilizado, entre 14/03/2021 a 10/08/2021”, disse ao STF o advogado Paulo Faria.
A defesa também alega haver “suspeitas de manipulação do equipamento”.
“Surgiram então dúvidas quanto à integridade e confiabilidade do aludido equipamento, eis que, em tese, ‘POSSA TER SOFRIDO ALGUM TIPO DE MANUSEIO ELETRÔNICO’, tipo ‘escuta’ embutida, ou outra forma não prevista em lei, desconhecido da defesa e do próprio monitorado, chegando à conclusão de que o mesmo não esteja adequado para o fim ao qual está designado.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF forma maioria a favor das medidas impostas por Moraes a Daniel Silveira
Por CartaCapital
‘Duvidosa inteligência’, ironiza Moraes sobre pernoite de Daniel Silveira na Câmara
Por Marina Verenicz
Daniel Silveira recoloca tornozeleira eletrônica na PF após ordem de Moraes
Por Agência O Globo