CartaExpressa
PL teme crime eleitoral, mas Bolsonaro confirma lançamento de pré-candidatura neste domingo
Nos últimos dias, o partido mudou as chamadas para o evento a fim de não provocar a Justiça Eleitoral


O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado 26 que lançará sua pré-candidatura neste domingo 27, dias após o PL mudar as chamadas para o evento a fim de evitar riscos de crime eleitoral.
“Amanhã está previsto às 10 da manhã. Aí não sei, deve ter muita gente lá, muita gente está se inscrevendo. Não precisa se inscrever. Se tiver espaço, vai entrar mesmo quem [não] está inscrito. É o lançamento da pré-candidatura”, disse o ex-capitão a apoiadores em Ceilândia, nesta manhã.
Até a última terça-feira 22, o material publicado nas redes sociais do PL mencionava o “Lançamento da pré-candidatura do presidente Bolsonaro”. Mas, na quarta 23, os canais da legenda passaram a divulgar cartazes convidando para um “Movimento Filia Brasil – É com ele que eu vou”. Tudo por receio de que houvesse a caracterização de crime eleitoral.
Neste sábado, questionado por uma apoiadora se a cerimônia de domingo marcaria o início da campanha, Bolsonaro respondeu: “Não começa a campanha ainda. Campanha é 45 dias antes [da eleição]. Mas é mostrar que eu sou candidato à reeleição”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro envia ao Congresso projeto de lei que amplia excludente de ilicitude
Por Estadão Conteúdo
Bolsonaro vai ao STF para federalizar o controle de Fernando de Noronha
Por Marina Verenicz
Bolsonaro: ‘Querem trocar o presidente? É direito de vocês’
Por Getulio Xavier