CartaExpressa

Gabinete paralelo: TCU aprova fiscalização sobre verbas transferidas pelo MEC

O ministro Vital do Rêgo afirmou ser indispensável a atuação do Tribunal e pediu o início da fiscalização, ‘com a celeridade que o caso exige’

Jair Bolsonaro e Milton Ribeiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Contas da União aprovou o início de uma investigação no Ministério da Educação para apurar eventuais irregularidades nas transferências de recursos federais da pasta a municípios.

O ministro Vital do Rego afirmou ser indispensável a atuação do Tribunal em ‘contexto de indícios de irregularidades’ e solicitou à Secretaria-Geral de Controle Externo que inicie a fiscalização, ‘com a celeridade que o caso exige’.

A determinação se dá em meio ao escândalo do gabinete paralelo, que motivou um pedido de impeachment do ministro Milton Ribeiro e uma solicitação de inquérito da Procuradoria-Geral da República.

“Nesse contexto de indícios de irregularidades, considero indispensável que o TCU prontamente exerça seu papel constitucional para fiscalizar a estrutura de governança do MEC responsável pelas transferências de recursos financeiros aos entes subnacionais, em especial aquelas voluntárias e de assistência técnica e financeira, de modo que minha comunicação é no sentido de que seja determinado à Segecex que promova fiscalização para avaliar essa questão, com a celeridade que o caso exige”, diz o ofício de Vital do Rêgo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar