CartaExpressa
Rede/PSOL: Randolfe defende apoio a Haddad em SP, mas Boulos pede que o senador ‘não interfira’
A federação entre as siglas é iminente, mas será necessário superar o impasse no pleito paulista
Após o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) defender que a provável federação composta por seu partido e pelo PSOL apoie Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo, o pré-candidato psolista, Guilherme Boulos, reagiu.
“Eu não vou interferir no Amapá. Espero que o senador respeite a decisão do PSOL de São Paulo e não interfira no nosso diálogo”, disse Boulos ao jornal Folha de S.Paulo. “Declarações como a dele podem atrapalhar mais do que ajudar a federação do PSOL e da Rede.”
Ao jornal, Randolfe admitiu que “a decisão final será do PSOL, que é a legenda majoritária em São Paulo”, mas disse “advogar” e “trabalhar” por uma saída pró-Haddad.
Conforme o cenário apresentado pelo senador, o acordo se viabilizaria com o PSOL indicando o vice de Haddad ou o candidato da aliança ao Senado. Boulos, segundo Randolfe, poderia se lançar candidato à Câmara dos Deputados.
O parlamentar da Rede citou o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, como um possível candidato a vice.
Até aqui, porém, Boulos e o PSOL não indicaram qualquer possibilidade de abdicar da pré-candidatura própria, já confirmada oficialmente.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Boulos condiciona apoio do PSOL a Lula a ‘revogaço’ e taxação de fortunas
Por Estadão Conteúdo
Lula pretende lançar pré-candidatura à Presidência em abril, em evento com Alckmin e Boulos
Por Agência O Globo
Randolfe vai ao Supremo para barrar mudanças em diretoria da PF que investiga Bolsonaro
Por Getulio Xavier


