CartaExpressa

No México, Lula garante que irá derrotar ‘antipolítica de Bolsonaro’ nas urnas

Ex-presidente repetiu discursos que fez no Brasil ao dizer que, se for eleito novamente, terá que fazer ‘mais do que já fez’

No México, Lula garante que irá derrotar ‘antipolítica de Bolsonaro’ nas urnas
No México, Lula garante que irá derrotar ‘antipolítica de Bolsonaro’ nas urnas
Lula e o secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard. Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta terça-feira 1º ao México onde já concedeu uma entrevista ao jornal local La Jornada. Na conversa, garantiu que a ‘antipolítica de Jair Bolsonaro’ será derrotada nas urnas em outubro deste ano. Lula está no país para se encontrar com o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.

“O Brasil está sendo destruído. As pessoas estão empobrecidas. […] Temos um governo que não governa de verdade, que foca na mentira e não respeita absolutamente nada. […] Esse governo desastroso, que é resultado direto do sentimento antipolítico de que as elites, com a ajuda dos setores midiáticos, plantadas no Brasil, serão derrotadas este ano nas urnas”, garantiu Lula.

Na entrevista, o petista definiu a antipolítica bolsonarista como sendo um movimento das elites brasileiras apoiado por setores da mídia conservadora.

“A antipolítica foi a resposta das elites que nunca aceitaram governos que atuassem de forma independente e pelos mais pobres. A ideia de que os filhos dos pobres pudessem ingressar nas universidades, graças a programas de ação afirmativa e apoio financeiro, nunca foi aceita pelas elites”, explicou.

O ex-presidente também repetiu declarações que tem feito no Brasil a respeito de um possível novo mandato. Se confirmado o resultado das pesquisas eleitorais, Lula será levado ao poder pela terceira vez. Sobre isso, o ex-presidente diz que tem a obrigação de ‘fazer mais do que já fez’. Antes, no entanto, Lula diz que precisará se confirmar como candidato, o que será feito no seu retorno ao Brasil.

Na sua chegada ao México, Lula foi recebido pelo secretário de Relações Exteriores do país, Marcelo Ebrard. Na quarta-feira 2, ele se encontrará com o presidente Andrés Manuel López Obrador.

Acompanham Lula na viagem a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, que é presidente da Fundação Perseu Abramo, e o senador Humberto Costa.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo