Mundo
OTAN não tem tropas na Ucrânia nem planos de enviá-las, afirma Stoltenberg
Organização informou em um comunicado que os Estados membros decidiram adotar “passos adicionais” para reforçar “a defesa em toda a aliança


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não tem tropas na Ucrânia nem planos de enviá-las ao país, alvo de uma grande ofensiva por parte da Rússia, afirmou o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg.
“Não temos planos de enviar tropas da Otan à Ucrânia”, afirmou em Bruxelas.
A Otan ativou seus planos de defesa – passo que concede autoridade aos comandos militares para movimentar tropas – com o objetivo de reforçar a defensa dos países da aliança.
Os líderes da organização participarão na sexta-feira 25 de uma reunião de cúpula por videoconferência para discutir as ações militares.
A Otan informou em um comunicado que os Estados membros decidiram adotar “passos adicionais” para reforçar “a defesa em toda a aliança”.
“Nossas medidas são preventivas, proporcionais e não devem provocar uma escalada”, afirma o texto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.