Política

assine e leia

STF/ Sob rédeas curtas

Moraes libera o compartilhamento de provas de inquérito contra Bolsonaro

O recente encontro de Moraes e Bolsonaro durou apenas dez minutos – Imagem: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ­autorizou a Polícia Federal a usar provas colhidas contra Jair Bolsonaro no inquérito sobre o vazamento de dados sigilosos em outra investigação que apura a atuação de uma milícia digital voltada a ataques contra a democracia e as instituições. Em despacho datado de 4 de fevereiro, o magistrado observa que o material também pode ser aproveitado em um terceiro inquérito, sobre as fake news difundidas pelo ex-capitão de que a vacinação contra a Covid-19 aumenta o risco de contágio do vírus da Aids.

O compartilhamento de provas foi solicitado pela delegada Denisse Ribeiro, à frente de uma série de investigações contra Bolsonaro e seus aliados. No caso do vazamento de dados sigilosos, ela concluiu que o presidente da República teve “atuação direta, voluntária e consciente” na divulgação de informações confidenciais de um inquérito da PF sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral. Moraes concordou com a proposta feita pela delegada por identificar pontos em comum entre as diferentes frentes de trabalho, incluindo as mesmas práticas suspeitas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo