Política

Entenda o relatório da PF que liga uma milícia digital à estrutura do Gabinete do Ódio

O documento, assinado pela delegada Denisse Ribeiro e enviado ao STF, avança nas explicações sobre como opera um grupo fundamental para o bolsonarismo

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

Relatório da Polícia Federal enviado ao Supremo Tribunal Federal confirma que uma milícia digital antidemocrática utiliza a estrutura do Gabinete do Ódio para desferir ataques contra as instituições.

O documento, assinado pela delegada Denisse Ribeiro, avança nas explicações sobre como opera um grupo fundamental para o bolsonarismo.

Em linhas gerais, esse gabinete produz conteúdos para atacar pessoas – “alvos” ou “espantalhos” – previamente escolhidas, “por múltiplos canais de comunicação” e apostando no “amplo emprego de vários canais da rede mundial de computadores, especialmente as redes sociais, com eliminação de intermediários”.

A PF lista as principais características dessas operações:

  • em “alto volume” e por multicanais, com grande quantidade de fontes;
  • de maneira rápida, contínua e repetitiva, para formar uma primeira impressão duradoura no receptor, conduzindo a familiaridade com a informação e aceitação;
  • sem compromisso com a verdade;
  • sem compromisso com a consistência do discurso ao longo do tempo.

Desta forma, a milícia digital, por meio do Gabinete do Ódio, ataca anonimamente “antagonistas, políticos, ministros do STF, integrantes do próprio governo etc.”, em busca de “ganhos ideológicos, político-partidários e financeiros”.

O relatório de Denisse Ribeiro expõe o modus operandi da milícia digital, dividido em quatro eixos principais:

  • a eleição, ou seja, a indicação do alvo das ações;
  • a preparação, que consiste em elaborar conteúdos e separar tarefas, além de escolher os canais a serem utilizados para amplificar o discurso;
  • o ataque, a partir de postagens “com conteúdo ofensivo, inverídico e/ou deturpado, formulado por várias fontes, por diversos canais e intensificado pela transmissão/retransmissão a integrantes do grupo que possuem muitos seguidores/apoiadores nas redes sociais”;
  • e a reverberação, definida como a multiplicação cruzada das postagens por novas retransmissões, complementadas ou não com novos elementos, inclusive por autoridades públicas.

Segundo a PF, o material colhido ao longo da investigação permite identificar uma atuação “orquestrada”, com o intuito de “obter vantagens para o próprio grupo ideológico e auferir lucros diretos ou indiretos por canais diversos”.

O documento menciona, por exemplo, a promoção do tratamento precoce contra a Covid à base de remédios comprovadamente ineficazes e a elaboração de dossiês “contra antagonistas e dissidentes, inclusive com insinuação de utilização da estrutura de Estado para atuar ‘investigando todos’”.

A PF afirma que ainda há lacunas a serem preenchidas com a adoção de diligências como novos depoimentos, cruzamento dos dados já colhidos e indiciamentos.

Há menção direta ao presidente Jair Bolsonaro no relatório. O texto sustenta a ligação com outros eventos relacionados ao grupo investigado, como no antigo Inquérito 4781, que apurava a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. Ao encerrar este inquérito, em julho do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um novo (Inquérito 4874), mirando a atuação de uma milícia digital.

Além disso, há ligação com “a realização da live do dia 29/07/2021 (…) em que o Exmo. Sr. Presidente promove desinformação com intuito de ‘levar parcelas da população a erro quanto à lisura do sistema de votação, questionando a correção dos atos dos agentes públicos envolvidos no processo eleitoral (preparação, organização, eleição, apuração e divulgação do resultado)'”.

A delegada cita, ainda, o Inquérito 4878, aberto para investigar a atitude de Bolsonaro ao vazar dados sigilosos de uma apuração sobre tentativas de ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral. Neste caso, diz a PF, o ex-capitão “promoveu desinformação e a divulgação de dados sob sigilo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar