CartaExpressa
Bolsonaro decreta luto oficial pela morte de Olavo de Carvalho
O decreto do ex-capitão saiu em edição extra do Diário Oficial da União


O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de um dia pela morte do guru bolsonarista Olavo de Carvalho.
“É declarado luto oficial em todo o País, por um dia, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do Professor OLAVO LUIZ PIMENTEL DE CARVALHO”, diz o texto publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta quarta-feira 25.
Olavo morreu nesta terça aos 74 anos, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi divulgada, mas o escritor foi diagnosticado com Covid-19 em 16 de janeiro.
Ele era investigado no Brasil, suspeito de incentivar ‘desobediência civil’. Após um período internado em São Paulo, deixou o País ‘à francesa’ ao saber que seria intimado pela Polícia Federal.
Leia o decreto publicado por Jair Bolsonaro:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.