CartaExpressa

Ciro Nogueira, do Centrão, diz que partidos apoiam Bolsonaro para ‘vincular imagem à nova política’

O ministro, símbolo do grupo outrora demonizado pelos bolsonaristas, voltou a atacar o ex-presidente Lula

Ciro Nogueira, do Centrão, diz que partidos apoiam Bolsonaro para ‘vincular imagem à nova política’
Ciro Nogueira, do Centrão, diz que partidos apoiam Bolsonaro para ‘vincular imagem à nova política’
Presidente Jair Bolsonaro, durante solenidade de posse do novo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência
Apoie Siga-nos no

Com cada vez mais poder no governo de Jair Bolsonaro, inclusive com direito à última palavra na gestão do Orçamento, o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) voltou a cumprir a função de atacar o ex-presidente Lula (PT), líder das pesquisas de intenção de voto.

Líder do Centrão e representante de um grupo político outrora demonizado por bolsonaristas, Nogueira, do PP do Piauí, disse em entrevista ao site Poder360 que o atual governo seria diferente das gestões petistas por, supostamente, não distribuir ministérios para construir base no Congresso Nacional.

Segundo ele, os partidos que apoiam Bolsonaro o fazem porque “querem vincular a sua imagem a essa nova forma de fazer política”. Nos governos anteriores, como o de Lula, Nogueira alega que “se nomeava sem participar, sem crivo do governo federal”.

Bolsonaro, ao contrário do que prometia como candidato, entregou o coração do governo ao Centrão. O símbolo do avanço desse grupo sobre a gestão é justamente a nomeação, oficializada em agosto de 2021, de Nogueira.

Mesmo assim, o ex-capitão tem recorrido ao “loteamento de ministérios” como tema da ofensiva a Lula. Em 12 de janeiro, durante evento no Palácio do Planalto, acusou o petista sem demonstrar quaisquer evidências, como de praxe.

“Não tenho provas, mas vou falar. Como é que aquele cidadão (faz um sinal de nove dedos) está conseguindo apoios, apesar de uma vida pregressa imunda, já? Loteando ministérios. Para um partido, ofereceu a Caixa Econômica”, alegou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo