CartaExpressa

Rui Falcão aciona PGE contra Bolsonaro e fazendeiros por propaganda eleitoral antecipada

Deputado alega ainda que sindicatos de ruralistas usam recursos ilegalmente para financiar outdoors

Rui Falcão aciona PGE contra Bolsonaro e fazendeiros por propaganda eleitoral antecipada
Rui Falcão aciona PGE contra Bolsonaro e fazendeiros por propaganda eleitoral antecipada
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) acionou a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) contra Jair Bolsonaro (PL) e fazendeiros do Mato Grosso do Sul por propaganda eleitoral antecipada.

De acordo com o parlamentar, ruralistas, por meio de cooperativas e sindicatos, financiam a instalação de outdoors com slogans de campanha em fazendas da região.

A ação protocolada na PGE nesta quarta-feira 5 tem como base uma reportagem recente publicada pelo site UOL, que revelou a existência de dezenas de outdoors em apoio ao presidente na região Centro-Oeste do Brasil. Nas imagens, é possível ver placas com a foto do ex-capitão de faixa presidencial e slogans como ‘Fechados com Bolsonaro’.

As mensagens são assinadas pela Cooperativa dos Produtores Agropecuaristas do Paraíso e Região (Copper) e por produtores rurais e Sindicato Rural de Chapadão. Há ainda outros outdoors espalhados em que a assinatura traz apenas a frase genérica por ‘produtores rurais e sindicatos’. Neste último caso, Falcão solicita que a PGE abra investigações para identificar quem são os autores.

No pedido, o deputado alega ainda que a ação de sindicatos e cooperativas de ruralistas, além de configurar campanha eleitoral antecipada, seria ilegal. O argumento é de que as entidades seriam fontes proibidas para qualquer tipo de financiamento eleitoral.

Confira a íntegra da representação de Falcão contra Bolsonaro e fazendeiros do MS. A petição é subscrita pelos advogados Marco Aurelio de Carvalho e Fabiano Silva dos Santos.

2022_REPRESENTAÇÃO À PGE_OUTDOORS DO BOLSONARO

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo