Política
Voto de eleitores pobres e periféricos migra de Bolsonaro para Lula
Dados consolidados da pesquisa Ipec indicam um ‘retorno’ do eleitorado petista


Dados da pesquisa Ipec divulgada na semana passada apontam que eleitores com renda familiar mensal até um salário mínimo e aqueles que moram nas periferias dos centros urbanos são os mais propensos a mudar de voto e apoiar o ex-presidente Lula em 2022.
Entre os que declararam ter votado em Bolsonaro no pleito anterior, 55% indicam que mudarão de voto na eleição presidencial.
O levantamento mostrou que Lula é o candidato que mais aparece na intenção de votos dos arrependidos. Dos entrevistados mais pobres, 32% dizem que votariam no ex-presidente.
A pesquisa é um sinal positivo para o PT que mostra um retorno da sua base eleitoral perdida para o então candidato do PSL por descontentamentos com o governo Dilma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.