CartaExpressa
‘André Mendonça tem seus compromissos comigo’, diz Bolsonaro
O ex-capitão ainda classificou Mendonça como ‘bastante equilibrado, conhecedor da Legislação e um evangélico’


O presidente Jair Bolsonaro voltou a comemorar, na noite desta quinta-feira 2, a aprovação de André Mendonça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O ex-ministro da AGU e da Justiça foi avalizado pelo Senado na quarta-feira 1º.
“André Mendonça tem seus compromissos comigo, nada diferente do que em grande parte a vida dele, enquanto advogado-geral da União e enquanto ministro da Justiça aqui do nosso governo”, disse Bolsonaro em transmissão ao vivo nas redes sociais. “Vai defender na íntegra a nossa Constituição, a democracia e a liberdade.”
O ex-capitão ainda classificou Mendonça como “bastante equilibrado, conhecedor da Legislação e um evangélico – ou melhor, um pastor evangélico”.
Mais cedo, Bolsonaro tornou a insinuar ter influência sobre tramitações na Corte. Antes de Mendonça, o presidente emplacou a ascensão de Kassio Nunes Marques.
“Graças a Deus conseguimos enviar dois nomes, duas pessoas que marcam também a renovação do Supremo”, afirmou Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto. “Eu não mando nos dois votos dentro do Supremo, mas estão dois ministros que representam, em tese, 20% daquilo que gostaríamos que fosse decidido e votado no Supremo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF: posse de André Mendonça será no dia 16 de dezembro, às 16h
Por Estadão Conteúdo
Mendonça no aperto, Cármen Lúcia sem dificuldades: veja como se saiu no Senado cada ministro do STF
Por CartaCapital
Entidades jurídicas pedem mudanças nas regras de escolha dos ministros do STF
Por Victor Ohana