CartaExpressa
Em meio a críticas, PGR pede dez providências ao STF com base no relatório da CPI da Covid
A postura do procurador-geral da República, Augusto Aras, tem irritado a cúpula da comissão, que encerrou os trabalhos em outubro


Baseada no relatório da CPI da Covid, a Procuradoria-Geral da República encaminhou ao Supremo Tribunal Federal dez pedidos de providências. Na lista, estão solicitações de investigação, de inclusão de fatos em processos que já estão em andamento e de envio de casos para análise de outras instâncias judiciais.
As demandas da PGR, que estão sob sigilo, serão relatadas pelos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Roberto Barroso e Kassio Nunes Marques.
A postura do procurador-geral da República, Augusto Aras, tem irritado a cúpula da CPI, que encerrou os trabalhos em outubro. Na terça-feira 23, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou um convite ao PGR para que ele preste esclarecimentos sobre as ações tomadas após receber o relatório.
“Encontra-se sobre a mesa de sua Excelência a sugestão de indiciamento de pelo menos oito pessoas com foro privilegiado, entre eles o presidente da República”, explicou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento e vice-presidente da CPI.
Segundo Randolfe, os senadores querem saber se Aras “dará encaminhamento às investigações, instaurará um inquérito no Supremo Tribunal Federal e moverá a ação penal em relação ao presidente da República”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Carlos Bolsonaro vai ao STF contra a cúpula da CPI da Covid; Kassio Nunes será o relator
Por CartaCapital
Bolsonaro em Haia: Tribunal Penal Internacional receberá senadores da CPI da Covid
Por CartaCapital