CartaExpressa
Em meio a críticas, PGR pede dez providências ao STF com base no relatório da CPI da Covid
A postura do procurador-geral da República, Augusto Aras, tem irritado a cúpula da comissão, que encerrou os trabalhos em outubro


Baseada no relatório da CPI da Covid, a Procuradoria-Geral da República encaminhou ao Supremo Tribunal Federal dez pedidos de providências. Na lista, estão solicitações de investigação, de inclusão de fatos em processos que já estão em andamento e de envio de casos para análise de outras instâncias judiciais.
As demandas da PGR, que estão sob sigilo, serão relatadas pelos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Roberto Barroso e Kassio Nunes Marques.
A postura do procurador-geral da República, Augusto Aras, tem irritado a cúpula da CPI, que encerrou os trabalhos em outubro. Na terça-feira 23, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou um convite ao PGR para que ele preste esclarecimentos sobre as ações tomadas após receber o relatório.
“Encontra-se sobre a mesa de sua Excelência a sugestão de indiciamento de pelo menos oito pessoas com foro privilegiado, entre eles o presidente da República”, explicou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento e vice-presidente da CPI.
Segundo Randolfe, os senadores querem saber se Aras “dará encaminhamento às investigações, instaurará um inquérito no Supremo Tribunal Federal e moverá a ação penal em relação ao presidente da República”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Carlos Bolsonaro vai ao STF contra a cúpula da CPI da Covid; Kassio Nunes será o relator
Por CartaCapital
Bolsonaro em Haia: Tribunal Penal Internacional receberá senadores da CPI da Covid
Por CartaCapital