Mundo

Talebans atacam braço local do Estado Islâmico no sul do Afeganistão

O Estado Islâmico é hoje a principal ameaça ao governo taleban, que tende a minimizar sua influência

Talebans atacam braço local do Estado Islâmico no sul do Afeganistão
Talebans atacam braço local do Estado Islâmico no sul do Afeganistão
Tropas talebans rondam Cabul Aamir QURESHI / AFP
Apoie Siga-nos no

Os talebans lançaram ataques, nesta segunda-feira 15, contra supostos esconderijos do braço local do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Kandahar, no sul do Afeganistão – informaram fontes policiais.

A operação contra o grupo jihadista Estado Islâmico-Khorasan (ISIS-K) começou por volta da meia-noite em quatro distritos da província e continuou pela manhã, disse à AFP o chefe taleban da polícia provincial, Abdul Ghafar Mohammadi.

“Quatro combatentes do Daesh (acrônimo do EI em árabe) foram mortos, e dez, detidos, até agora (…) Um deles se fez explodir em uma casa”, relatou.

Um membro dos serviços de Inteligência taleban, que pediu para não ser identificado, disse à AFP que pelo menos três civis perderam a vida.

Desde seu retorno ao poder no Afeganistão, em 15 de agosto, quando prometeu trazer estabilidade ao país após anos de guerra, o Taleban enfrenta uma onda de atentados do ISIS-K.

O grupo é particularmente ativo no entorno da cidade de Jalalabad (leste), um de seus antigos redutos, onde atacou os talibãs em várias ocasiões.

O ISIS-K também atacou a minoria xiita em Kunduz (nordeste), em Cabul e na cidade de Kandahar. Nesta última, um atentado a uma de suas mesquitas deixou pelo menos 60 mortos.

O grupo experimenta um novo impulso nos últimos meses, depois de ter sido enfraquecido em 2019 por operações do Exército afegão, apoiado pelas tropas americanas.

Islâmico sunita, assim como o Taleban, o ISIS-K é ainda mais radical e promove uma “jihad global”. É, hoje, a principal ameaça ao governo taleban, que tende a minimizar sua influência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo