Mundo

Falta de acessibilidade na COP-26 impede participação de ministra israelense

Karina Elharrar esperou por duas horas para entrar no evento e teve de voltar ao hotel onde está hospedada

Falta de acessibilidade na COP-26 impede participação de ministra israelense
Falta de acessibilidade na COP-26 impede participação de ministra israelense
Reprodução
Apoie Siga-nos no

A ministra de Energia e Recursos Hídricos de Israel, Karine Elharrar, não conseguiu participar nesta segunda-feira, 1, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, porque o local não tinha recursos de acessibilidade.

A representante israelita tem distrofia muscular e usa cadeira de roda motorizada. 

Após duas horas tentando entrar no evento, Karine precisou voltar ao hotel onde está hospedada, em Edimburgo, a 80 km do evento.

Após ter sua entrada impedida na COP-26, a ministra israelense declarou: “é triste a ONU promover a acessibilidade para pessoas com deficiência, mas não garantir esses recursos em seus eventos, em pleno 2021”.

Embaixadores de Israel no Reino Unido se desculparam pelo ocorrido e declararam terem feito de “tudo para resolver o problema em tempo real”.

Em 2007, a Organização das Nações Unidas promulgou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Os países signatários assumem o compromisso de promover, proteger e assegurar o exercício pleno dos direitos humanos das pessoas com deficiência e a plena igualdade perante a lei.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo