CartaExpressa

Senador pede que CPI envie ao STF mentira de Bolsonaro que liga vacina de Covid a Aids

Em mais uma fake news, presidente leu uma suposta notícia sobre vacinados desenvolvendo síndrome da imunodeficiência adquirida

Senador pede que CPI envie ao STF mentira de Bolsonaro que liga vacina de Covid a Aids
Senador pede que CPI envie ao STF mentira de Bolsonaro que liga vacina de Covid a Aids
O senador Alessandro Vieira. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou no domingo 24 um requerimento para que a CPI da Covid envie ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a informação de que o presidente Jair Bolsonaro fez uma falsa ligação entre o uso de vacina e uma maior chance de que um imunizado seja infectado pelo vírus da Aids.

“Trata-se de uma das diversas ocasiões em que o Chefe do Executivo Federal vem espalhando notórias fake news, criando grandes obstáculos ao enfrentamento da pandemia”, escreveu o senador no documento.

“Na iminência da votação do relatório produzido por esta CPI, não se pode permitir que o Chefe do Executivo continue em permanente e flagrante estado de cometimento de delitos que continuam a produzir efeitos que extrapolam inequivocamente o “cercadinho” do Palácio da Alvorada e o conjunto de espectadores de suas lives semanais”, continua no documento.

Na última quinta-feira 21, Bolsonaro leu uma suposta notícia que alertava que “vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]”.

O Facebook e o Instagram, no domingo, derrubaram o vídeo.

Leia o documento:

Doc-SF213661530368-Entrega

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo